Visite também
os nossos sites
Tuttirev Editorial | Casas de Madeira | Cake Design
Tel. Geral
(+351)219 666 880
Tel. Assinaturas
(+351)219 666 880
Tel. Publicidade
(+351)219 666 885
Escolha o seu
fundo preferido
Revistas Livros/CD/DVD Actividades Artigos/Notícias Multimédia Eventos
ODISSEIA desvenda “Os mistérios do sono”
2010-03-08
• Para assinalar o “Dia Mundial do Sono”, comemorado a 19 de Março, o Odisseia estreia o especial “Os Mistérios do Sono”;
• Para assinalar o “Dia Mundial do Sono”, comemorado a 19 de Março, o Odisseia estreia o especial “Os Mistérios do Sono”;

• Os distúrbios extremos no sono das crianças, o fenómeno do sonambulismo, os perigosos meandros da parassónia, as dramáticas consequências da narcolepsia, os misteriosos significados dos sonhos e as últimas descobertas farmacêuticas.

• A 18 de Março, Dia Europeu da Narcolepsia, o canal exibe “Narcolepsia, presos pelo sono”, uma perturbação neurológica complexa que desencadeia fortes transtornos;

• De 15 a 21 de Março: uma semana dedicada aos distúrbios do sono;
Estreia exclusiva: 15 de Março, às 22 horas.

Sabia que….


Em 2008, cada português consumiu, em média, duas caixas de medicamentos para dormir, o que equivale a 80 milhões de euros?

A insónia é a perturbação de sono mais frequente?

As parassónias com violência são das mais graves alterações do sono e que os afectados por estas desordens cometem acções imprevisíveis enquanto dormem?

O cansaço causado por noites mal dormidas aumenta quatro a seis vezes o risco de acidentes de viação e de trabalho?

30% a 40% dos casos de insónia estão relacionados com quadros de depressão e ansiedade?

Em Portugal, entre 2004 e 2008 o consumo de medicamentos ansiolíticos, hipnóticos, sedativos e antidepressivos em ambulatório aumentou 17,5%?
 (Fonte: Infarmed, 2009)

 

Dormir é uma necessidade fisiológica básica, sendo tão fundamental como comer ou beber e o sono é a manifestação dessa necessidade. Na opinião dos especialistas, um défice de sono aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares, mortes por qualquer causa, hipertensão, obesidade, diabetes, depressão, acidentes, problemas cognitivos e de memória, por isso, é importante um horário regular de sono para manter o ritmo biológico.

Segundo Teresa Paiva, Professora universitária e especialista em medicina do sono, “os problemas de sono afectam um terço dos portugueses que frequentemente recorrem à medicação para conseguir dormir”. Este facto é facilmente comprovado já que, de acordo com dados do Infarmed, em 2008, cada português consumiu, em média, duas caixas de medicamentos para dormir, o que equivale a 80 milhões de euros.

Os especialistas são unânimes e consideram que o número de casos diagnosticados tem vindo a aumentar, manifestando-se em pessoas de todas as idades. Marta Gonçalves, presidente da APS, refere que “apesar da queixa de sono mais frequente na população em geral ser a insónia, quando falamos da população que recorre aos centros de sono, a patologia mais frequentemente identificada é a apneia do sono. Estima-se que a sua prevalência na população adulta seja de 4% nos homens e 2% nas mulheres”.

Coincidindo com o Dia Mundial do Sono, assinalado a 19 de Março, o Odisseia dedica uma semana inteira a este tema, através da exibição de um bloco de sete documentários impressionantes inteiramente subordinados aos “Mistérios do Sono”, com estreia todos os dias às 22 h, a partir de segunda-feira, dia 15 de Março.

Dormir deveria ser uma rotina fácil do nosso quotidiano. No entanto, são cada vez mais as pessoas que não conseguem adormecer tranquilamente. O Odisseia dá início a este especial de programação no dia 15 de Março, pelas 22 h, com a estreia de “Dez Mandamentos para dormir bem”, um documentário que, através de vivências de pessoas com problemas extremos de sono, revela alguns métodos pioneiros que as ajudaram a obter maior qualidade de vida.

Graças ao testemunho de voluntários que aceitaram submeter os seus cérebros a análise durante várias noites, neste programa conheceremos também o top ten dos melhores truques para adormecer tranquilamente.

“O que faz enquanto dorme?”, documentário que contou com a colaboração de Roberto Blatt, director do canal Odisseia, e com exibição no dia seguinte à mesma hora, revela os mistérios das parassónias com violência, uma das mais graves das alterações do sono já que os afectados por estas desordens cometem acções imprevisíveis enquanto dormem, provocando o terror entre os seus familiares.

Segundo os especialistas, 25 por cento das crianças experimenta, em algum momento da infância, um problema de sono. “Os distúrbios do sono são muito frequentes nas crianças e o mais comum é a má definição de limites. Os miúdos recusam-se a ir dormir e os pais têm dificuldade em exercer uma autoridade normal e saudável, criando maus hábitos”, alerta Teresa Paiva, especialista em distúrbios do sono.   

Para nos ajudar a compreender e a lidar com os transtornos extremos do sono em crianças, o Odisseia exibe no dia 17 de Março, pelas 22 h, o documentário “Crianças em Vigília”. Neste programa ficaremos a conhecer a Unidade Pediátrica de Alterações do Sono no Hospital Infantil Evelina, em Londres, o último recurso para as crianças que sofrem de alterações como pesadelos frequentes, insónias, narcolepsia, sonambulismo ou paralisia do sono.

A 18 de Março, Dia Europeu da Narcolepsia, o Odisseia estreia “Narcolepsia, presos pelo sono”, um documentário que revela histórias reais de pessoas que sofrem desta complexa desordem neurológica responsável por fortes transtornos no ritmo normal do sono. Este problema, que consiste em adormecer de forma involuntária nas mais variadas situações, assume-se actualmente como uma doença sem cura.

Os mistérios dos sonhos são desvendados no dia 19 de Março, Dia Mundial do Sono, durante o documentário “Porque sonhamos?”, um trabalho surpreendente que ajuda os espectadores a obterem respostas para o que os cientistas procuram: qual a razão de sonharmos? O que significam os sonhos?

Além disso, vamos conhecer o Instituto da Lucidez, localizado no Havai, onde vários especialistas se debruçam sobre a análise profunda dos sonhos. Neste programa, o Odisseia viaja ainda até às profundezas dos bosques do Norte do Canadá onde vivem os Itikemec, um povo que tem a particularidade de acreditar que a interpretação dos sonhos pode funcionar como remédio na cura de determinados problemas.

Variados e revolucionários estudos revelam que a privação do sono, sentida por grande parte da população, tem efeitos negativos na economia, além do alarmante custo humano e social que representa. No dia 20 de Março, pelas 22 h, em “Com os olhos bem abertos”, vamos descobrir todos os perigos que se escondem por trás dos transtornos do sono e quais os tratamentos mais eficazes contra as insónias.

Os especialistas garantem que o sono deve ser considerado o terceiro pilar para uma excelente qualidade de vida. No entanto, há quem se questione sobre se realmente precisamos dormir as convencionais oito horas recomendadas. Em “Humanos sem Limites: Manter-se acordado” com estreia dia 21 de Março, entraremos no bizarro mundo das competições de quem tenta dormir o mínimo de horas possível.

Conhecermos Tony Wright, o homem que quebrou todos os recordes ao passar doze dias sem dormir, assim como o Modafinil, a recente invenção farmacêutica que, segundo alguns relatos, permite trabalhar durante 20 horas apenas com pequenas sestas. Nesta produção, os espectadores são conduzidos pelo jornalista e médico Michael Mosley que explica o que está ao alcance da ciência neste campo.  

Este especial de programação contou com um contributo activo da Chello Multicanal através de trabalhos de produção própria, incluindo também documentários de produtoras internacionais como a BBC, France 2, Channel 4 e ABC.

Eventos

Cinema de animação em colaboração com a Zero em Comportamento no CCB/Fabrica das Artes
O CCB/Fábrica das Artes associa-se à Zero em Comportamento (organizadora do IndieJunior) na apresentação de um programa mensal de cinema infantil.
CRIANÇAS DESCOBREM ARTES ORIENTAIS COM O BRAHMI
Se não sabe como ocupar os mais pequenos o BRAHMI tem a solução que vai cativá-los para o resto do ano: traga-os a conhecerem as aulas de Happy Yoga , usufruindo de uma aula experimental gratuita.
ODISSEIA desvenda “Os mistérios do sono”
• Para assinalar o “Dia Mundial do Sono”, comemorado a 19 de Março, o Odisseia estreia o especial “Os Mistérios do Sono”;
Copyright © 2019 Tuttirev Editorial
Design & Powered by Magnetic Pixel